Penya Barcelonista de Lisboa

dijous, d’abril 10, 2008

Touré confirma apuramento


Touré confirma apuramento

Um golo de Yaya Touré carimbou nova vitória do FC Barcelona sobre o FC Schalke 04 por 1-0 e confirmou a passagem da formação espanhola, que entrou algo nervosa no jogo, às meias-finais com um total de 2-0 no conjunto das duas mãos.
Golo na altura certaYaya Touré apontou o seu primeiro golo de sempre na competição dois minutos antes do intervalo, encostando com calma a bola para o fundo da baliza na sequência de uma incursão de Bojan Krkić por entre a defesa dos visitantes. O golo acalmou os nervos dos catalães (sem o lesionado Deco), que tinham estado à flor da pele nos primeiros minutos, perante a boa entrada em jogo do Schalke, e que demonstra que os pupilos de Frank Rijkaard terão de melhorar se quiserem levar a melhor sobre um Manchester United FC em excelente forma na próxima eliminatória.
Visitantes determinados

O Schalke entrou no Camp Nou como tinha saído do jogo de Gelsenkirchen há uma semana, ou seja, a criar claras oportunidades de golo, nuns 20 minutos iniciais vibrantes. Constantes desmarcações e tabelinhas de Gerald Asamoah, passes precisos de Jermaine Jones e Kevin Kuranyi sempre a ameaçar a baliza contrária, deixavam os catalães em sobressalto e logo aos sete minutos Fabian Ernst serviu Asamoah, que deu de calcanhar para Halil Altıntop. O camisola 19 do Schalke rematou forte na direcção de Víctor Valdés, que colocou o corpo à frente da bola, fazendo-a girar para trás na direcção da baliza, mas conseguindo esticar-se para, em desespero, a atirar para fora.
Defesa de Neuer

A falta de sorte virou desperdício quando Asamoah falhou de cabeça uma clara ocasião de golo após cruzamento de Jones, sendo que a bola ainda sobrou para Kuranyi, mas este, em boa posição, também não a conseguiu colocar no fundo das redes. Os nervos do Barça estavam, definitivamente, à flor da pele, e o público pedia uma reacção, reacção esta que surgiu pouco depois. Entre as duas melhores oportunidades de golo do Schalke, coube a Manuel Neuer, guardião dos alemães, brilhar e emendar o erro que havia cometido na primeira mão com uma excelente defesa. Andrés Iniesta fez um passe preciso para Xavi Hernández, que fugiu ao fora-de-jogo, mas no um para um com Neuer, o médio não conseguiu levar a melhor sobre o guarda-redes do Schalke, que efectuou uma maravilhosa defesa por instinto.
Talento precioso

Na primeira mão tinha sido Krkić a fazer a diferença com o seu golo de estreia na UEFA Champions League e momentos antes do intervalo o jovem jogador voltou a deixar a sua marca na eliminatória. Penetrando pela direita, efectuou um cruzamento que causou o pânico na defensiva alemã. Marcelo Bordon aliviou defeituosamente e Mladen Krstajić tirou de cabeça a bola em cima da linha de golo, mas esta acabou por cair nos pés de Yaya Touré, que não perdoou e a colocou no fundo da baliza deserta. O Barça como que renasceu. A segunda parte começou com nova incursão de Bojan, mas Thierry Henry não aproveitou o passe do talentoso jovem espanhol, rematando por cima.
Puyol é baixa

Neuer voltou a efectuar nova grande intervenção para parar um bom remate de Iniesta. O Barça acabaria por sofrer ainda um duro golpe - Carles Puyol viu o cartão amarelo após cometer uma falta sobre Asamoah e vai falhar o primeiro jogo contra o Manchester United. Um lance que provavelmente agradou ao irmão de Sir Alex Ferguson, presente no Camp Nou, mas que não atormentou os adeptos catalães, sempre entusiasmados com as arrancadas de Bojan por entre a defesa alemã. A formação da Bundesliga acabou por abdicar, aos poucos, do ataque e vai agora concentrar-se na tarefa de regressar à UEFA Champions League na próxima temporada, enquanto o Barcelona fica à espera do United de Cristiano Ronaldo e Nani.
©uefa.com 1998-2008. Todos os direitos reservados.