Penya Barcelonista de Lisboa

dimarts, de novembre 30, 2010

Mourinho sofre em Barcelona a derrota mais pesada da carreira


Mourinho sofre em Barcelona a derrota mais pesada da carreira

O Real Madrid perdeu a liderança da Liga espanhola após ter sofrido em Barcelona uma mão-cheia de golos (0-5), naquela que foi a derrota mais pesada da carreira de José Mourinho.

No dia do 111.º aniversário do Barcelona, a partida começou da melhor maneira para a equipa de Pep Guardiola, que aos dez minutos já estava em vantagem: Xavi, a passe de Iniesta (a bola ainda desvia num adversário), ficou isolado diante de Casillas e não teve dificuldades em inaugurar o marcador.

Poucos minutos depois, Pedro apontou o segundo para os “blaugrana”. Após uma defesa incompleta de Casillas a remate de David Villa, Pedro ampliou a vantagem do Barcelona para 2-0.

O Real Madrid tardou a reagir, e só aos 35’ ameaçou a baliza de Victor Valdés: Cristiano Ronaldo, na marcação de um livre directo, fez a bola passar muito perto do poste, naquela que foi a primeira oportunidade de perigo dos “merengues” na partida. Ainda antes do intervalo, terá ficado por assinalar uma grande penalidade a castigar o derrube de Cristiano Ronaldo por Valdés.

Voltou a ser o Barcelona que entrou melhor na segunda parte. A primeira ameaça coube a Xavi, com Casillas a corresponder com uma boa defesa. Mas aos 55’ o guarda-redes do Real Madrid não pôde fazer nada para evitar o terceiro dos catalães e o primeiro de David Villa. O avançado, que pouco antes tinha rematado à malha lateral da baliza, ampliou o resultado para 3-0 e três minutos depois apontou o 4-0: a passe de Messi, isolou-se frente a Casillas e “bisou” na partida.

O domínio “blaugrana” continuou a ser evidente, mas o marcador só voltou a funcionar nos descontos: aos 90+1’, Jeffren conclui uma jogada de Bojan Krkic pela direita e fez o 5-0 final. A partida ficou manchada por desacatos nos instantes finais, com Sergio Ramos a ser expulso por uma falta muito dura sobre Messi e uma agressão a Puyol.

Esta foi a primeira derrota de José Mourinho enquanto treinador do Real Madrid e a mais pesada da carreira do técnico português.

Antes deste 5-0 em Camp Nou, os piores resultados do técnico português em jogos oficiais eram desaires por 3-0, ocorridos em quatro ocasiões: (Marítimo-Benfica em 2000/01; Belenenses-FC Porto em 2001/2002; Middlesbrough-Chelsea em 2005/06; e Sampdoria-Inter em 2008/09).

Os “merengues” levavam também 26 jogos oficiais sem conhecer o sabor da derrota, mas acabaram por cair com estrondo em Camp Nou.

Com esta derrota, o Real Madrid deixou de ter a melhor defesa da Liga espanhola e perdeu a liderança para o Barcelona. Os “blaugrana” somam 34 pontos, mais dois que os “merengues