Penya Barcelonista de Lisboa

dimarts, de setembre 29, 2009

Dínamo sem rotação para o Barça


Dínamo sem rotação para o Barça


O FC Barcelona somou a primeira vitória no Grupo F da UEFA Champions League, por 2-0. Na recepção ao FC Dynamo Kyiv, os catalães sentiram dificuldades iniciais perante as movimentações ofensivas dos ucranianos, comandados por Andriy Shevchenko, mas Leonel Messi e Zlatan Ibrahimović desfizeram, com as suas combinações, qualquer sonho do Dínamo em causar surpresa. Messi e Pedro Rodríguez fizeram os golos.
Equilíbrio inicial

Muitos esperariam, certamente, um domínio total e inquestionável por parte do Barcelona ante o Dínamo de Kiev, mas a verdade é que o início de jogo surpreendeu, pois os ucranianos não se deixaram intimidar pelo prestígio do adversário. Às primeiras incursões de Leonel Messi, responderam os visitantes com alguns ataques perigosos. Num deles, Andriy Shevchenko trabalhou muito bem na esquerda e centrou atrasado, mas Artem Milevsky atirou torto. A seguir foi o brasileiro Gérson Magrão a fugir pela esquerda e a rematar com muito perigo, com a bola a bater nas malhas laterais da baliza de Víctor Váldes. Aliás, o primeiro lance de grande perigo aconteceu mesmo na área do Barça, aos 20 minutos. Após canto da direita, a confusão instalou-se e a bola sobrou para Aylia Yussuf, mas este, no coração da pequena área, e a um metro da linha de golo, falhou o pontapé.
Sempre Messi

No entanto, há uma frase que começa a tornar-se num lugar comum, de tanto repetida: quem tem Messi, tem quase tudo. Aos 25 minutos, Andrés Iniesta descobriu o argentino na esquerda, este flectiu para o meio e rematou de pé esquerdo. Oleksander Shovkovski parecia poder defender, mas deixou fugir a bola. Estava feito o 1-0 para os catalães. O Dínamo caiu um pouco e permitiu ao Barcelona jogar mais no ataque e, aos 39 minutos, Messi serviu Xavi Hernández à entrada da área, mas o seu forte remate foi bloqueado por Shovkovski. Muito perigo. Aos 40 minutos o Dínamo respondeu, colocando a bola no fundo da baliza de Valdés, mas o árbitro assinalou fora-de-jogo.
Golpe de rins

O primeiro tempo não terminou sem novo excelente lance de Messi, que se isolou, mas Shovkovski saiu-se aos seus pés e afastou a bola. Esta sobrou para Zlatan Ibrahimović que rematou de forma acrobática, com o esférico a embater no solo e a fazer um chapéu ao guarda-redes do Dínamo. Shovkovski reagiu e, com um golpe de rins, evitou o golo por pouco. Nesta altura já o Barcelona dominava por completo os acontecimentos, algo que continuou na segunda parte.
Domínio do BarçaA verdade é que as movimentações ofensivas do Dínamo deixaram de ser surpresa para os catalães, que acertaram nas marcações e reduziram os espaços dos visitantes. Assim sendo, o Barça passou a trocar a bola e a atacar com mais tranquilidade, acercando-se sempre da baliza do Dínamo. E aos 67 minutos, Ibrahimović teve nos pés o 2-0, mas o seu remate, em plena grande área, foi defendido com brilhantismo por Shovkovski. Mas o guardião nada pôde fazer aos 76 minutos. Ibrahimović assistiu Pedro Rodríguez e este, na grande área, com um remate colocado de pé esquerdo, fez o 2-0. Estava encontrado o vencedor do encontro.
©uefa.com 1998-2009. Todos os direitos reservados.