Penya Barcelonista de Lisboa

dilluns, de desembre 29, 2008

O viveiro de talentos do Barça


O viveiro de talentos do Barça

"Um jogador que passa por La Masia é diferente de todos os outros, é algo que só é possível quando se compete com a camisola do Barcelona desde criança". Josep Guardiola, treinador do FC Barcelona
Actualmente é muito difícil encontrar um clube europeu de topo que se apresente num jogo do campeonato com oito jogadores formados nas suas escolas, mas o Barcelona conseguiu essa proeza a 19 de Outubro.
Exemplos para o futuro

Nesse dia, o grupo de jovens talentosos que estão hospedados na antiga residência rural conhecida como La Masia estaria reunido para ver o Barcelona vencer, por 1-0, em casa do Athletic Club Bilbao. Saberiam onde o guarda-redes Víctor Valdés aprendeu os segredos da baliza e que Carles Puyol, Víctor Sánchez e Gerard Piqué já estiveram sentados nas cadeiras que actualmente são ocupadas por eles. Andrés Iniesta e Sergi Busquets são mais dois exemplos de que aqueles jovens podem chegar longe, enquanto os seus ídolos Lionel Messi e Bojan Krkić estão no banco de suplentes. O único ausente formado na escola de excelência do clube é o lesionado Xavi Hernández. O homem que dirige os "blaugrana" da linha lateral é Josep Guardiola, o primeiro jogador que, depois de passar pelas salas lendárias de La Masia, assumiu o cargo de treinador do Barcelona.
A filosofia do BarçaO nome da casa antiga que acolhe as promessas do Barcelona tornou-se sinónimo da academia do Barcelona. La Masia é a residência dos jovens que se separaram da família para receberem formação futebolística, mas também é o próprio sistema de formação do clube. José Ramón Alexanco, o homem que ergueu a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1992, em Wembley, pelo Barcelona, é o actual director para o futebol jovem dos catalães, e explicou: "Ser de La Masia significa ser do Barça. Está integrada na forma como o clube concebe o futebol. Oferecemos aos jovens a possibilidade de estar aqui um certo período, durante o qual, para além de treinarem, também estudam. Muitos jovens saem de La Masia transformados em homens. Aqui temos o selo do Barça, a filosofia futebolística que é ensinada pelo clube".
A importância dos jovens

Abaixo do Barcelona Atlètic, que é a principal equipa de jovens do clube, há outras 12 formações que contam com mais de 300 jogadores e 24 treinadores. O médio Xavi Hernández considera que quanto mais jovem um jogador tenha oportunidade de aprender os valores do clube, mais oportunidades terá de ter sucesso no futuro. "O sentimento de pertencer ao Barça tem de começar numa idade bastante jovem, tal como uma pessoa precisa de se sentir à vontade com a família", explicou. "Os jogadores que são formados segundo este sistema são fundamentais, pois aprendem a forma como gostamos de jogar ofensivamente e como mantemos a posse de bola com apenas um ou dois toques. Os futebolistas formados no clube são a base de qualquer equipa, pois têm esse compromisso e a identificação com o clube que os outros não possuem. Considero que é fundamental ter sempre cinco ou seis jogadores formados nos escalões jovens. Em resumo, este é o sistema de La Masia".
Sentir o clube

Gerard Piqué deixou La Masia em 2004, para ganhar experiência no Manchester United FC, mas regressou à Catalunha e é actualmente um dos habituais titulares da equipa de Guardiola. O defesa está grato pela experiência na formação do Barcelona. "Na academia aprendemos a sentir o emblema e as cores do clube", afirmou. "O mais importante são os valores, não apenas no futebol, mas também a nível pessoal. Considero que os adeptos têm uma ligação mais forte ao clube por causa dos jogadores formados nos escalões jovens". O secretário-técnico Txiki Begiristain também falou sobre os benefícios da passagem pela academia e utilizou o exemplo de uma das estrelas da equipa para justificar a sua opinião. "Estes jovens aprendem que até os jogos particulares são para vencer. Basta olhar para o Lionel Messi. É argentino, mas tem o selo de La Masia, pois foi formado nesta casa".
©uefa.com 1998-2008. Todos os direitos reservados.