Penya Barcelonista de Lisboa

dijous, de novembre 27, 2008

Sporting 2 - 5 Barcelona


O FC Barcelona garantiu o primeiro lugar do Grupo C da UEFA Champions League ao derrotar esta quarta-feira o Sporting, por 5-2, em partida da quinta jornada realizada no Estádio José Alvalade.
Henry e Liedson históricosCom ambas as equipas apuradas para os oitavos-de-final, em jogo estava a liderança e essa já não irá fugir ao Barcelona. Depois de Xavi Hernández acertar na trave, Thierry Henry inaugurou o marcador aos 14 minutos e assinalou da melhor forma o facto de ter sido o 11º jogador a chegar aos 100 jogos na prova. Gerard Piqué aumentou a vantagem dos forasteiros pouco depois e, após o reatamento, Lionel Messi fez o seu quinto tento na prova. Miguel Veloso e Liedson – que se tornou no melhor marcador de sempre do clube na Europa, com 19 golos – devolveram a esperança aos “leões” no espaço de dois minutos, mas um autogolo de Marco Caneira repôs a diferença em dois tentos, antes de Bojan Krkić fazer o quinto de penalty, num lance que ditou a expulsão do guarda-redes Rui Patrício.
Livre de Xavi

A formação de Josep Guardiola começou melhor e podia ter marcado quando, aos oito minutos, um livre directo de Xavi perto da área, a castigar falta de Anderson Polga sobre Lionel Messi, bateu na trave da baliza de Patrício antes de sair pela linha de fundo, aos oito minutos. O médio espanhol deixara o aviso e pouco depois o Barça marcou mesmo. Messi recebeu um passe de Xavi no lado direito da grande área, ultrapassou facilmente o estreante Daniel Carriço e cruzou atrasado para o desvio vitorioso de Henry à boca da baliza, antecipando-se à defensiva leonina.
Contra a maré

Liedson tentou a sorte num remate de longa distância que Víctor Valdés deteve sem problemas, antes de a formação catalã aumentar a vantagem num lance em que a defesa do Sporting voltou a não estar isenta de culpas, Patrício incluído. Caneira falhou a intercepção de cabeça a um cruzamento largo da esquerda, o esférico bateu nas costas de Eidur Gudjohnsen e sobrou para a pequena área, onde Polga e Piqué dividiram o lance, acabando o central do Barcelona por introduzir a bola no fundo das redes.
Messi marca

Bento trocou Leandro Romagnoli por Derlei ao intervalo, enquanto o homólogo da Cidade Condal tirou Henry e colocou em campo Bojan Krkić. Após mais um contra-ataque culminado com um pontapé cruzado de Daniel Alves a rasar o poste, os “leões” sofreram o terceiro tento quatro minutos depois do reatamento. O árbitro assinalou falta perto da área, por mão na bola de Polga, Alves marcou rapidamente o livre e isolou Messi que, frente ao guarda-redes lusitano, não perdoou, apesar dos protestos sportinguistas.
Sporting renasce, Barça resolve

O argentino cedeu pouco depois o posto ao jovem Pedro Rodríguez e não assistiu dentro das quatro linhas ao excelente livre de Veloso aos 65 minutos, sem hipóteses de defesa para Valdés. No minuto seguinte, Rafael Márquez cabeceou a bola para trás e Liedson aproveitou para devolver a esperança aos “leões”. No entanto, aos 67, Caneira enganou o seu guardião e repôs a vantagem de dois tentos dos barceloneses, antes de Patrício ter sido expulso a 19 minutos do final, por derrubar Bojan na área, após mais um corte defeituoso, desta feira de Leandro Grimi. O suplente Tiago ainda tocou na bola rematada por Bojan, mas não evitou o quinto do Barcelona. A quatro minutos do final, Derlei viu Valdés negar-lhe o golo ao desviar para canto um bom cruzamento de Pereirinha.
©uefa.com 1998-2008. Todos os direitos reservados.