Penya Barcelonista de Lisboa

dimecres, de juny 27, 2007

A hora de Touré


A hora de Touré


O médio Yaya Touré, da Costa do Marfim, afirmou esta terça-feira estar pronto para deixar a sua marca no futebol europeu, após ter sucedido a Thierry Henry nas contratações efectuadas pelo FC Barcelona.

Mudança do Mónaco
Um dia após a mediática transferência de Henry proveniente do Arsenal FC, Touré, de 24 anos, foi apresentado na Cidade Condal, onde chegou após representar o AS Monaco FC. Cumpriu apenas uma temporada na Ligue 1, tendo apontado cinco golos em 27 jogos, o suficiente para convencer o gigante catalão das suas qualidades. O Barcelona terá pago nove milhões de euros pelos seus serviços durante os próximos quatro anos. "Temos de estar bem preparados para vir para um clube como o Barcelona e sinto-me pronto para mais este desafio e tornar-me num jogador importante", disse Touré.

Semelhanças com Vieira
O seu estilo tem sido comparado ao do médio da selecção francesa Patrick Vieira mas Touré prefere rejeitar comparações, optando por enveredar por um caminho próprio: "Tenho o maior respeito por Vieira, mas também me considero talentoso e quero mostrar aquilo de que sou capaz nos relvados. Desde criança que sempre quis jogar num clube assim. Isto é um sonho tornado realidade. Quero aprender catalão e começarei de imediato as lições".

Muito viajado
Irmão mais novo do ex-companheiro de Henry no Arsenal, Kolo Touré, Yaya tem sido apontado como estando há algum tempo nas cogitações de vários clubes de topo na Europa. O seu nome começou a suscitar atenções quando, ainda jovem, representava os belgas do KSK Beveren, de onde se mudou para os ucranianos do FC Metalurh Donetsk, em 2004. Em 2005/06, transferiu-se para os gregos do Olympiacos CFP, mas só esteve uma época na capital helénica, antes de ingressar no clube do Principado.