Penya Barcelonista de Lisboa

dijous, d’abril 28, 2011

Barcelona vence (2-0) Real Madrid com «bis» de Messi









Barcelona vence (2-0) Real Madrid com «bis» de Messi

O Barcelona colocou-se esta quarta-feira em posição privilegiada para atingir a final da Liga dos Campeões. Dois golos de Lionel Messi, aos 76 e 87 minutos, garantiram importante triunfo sobre o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu. Pepe e José Mourinho foram expulsos.

A expulsão de Pepe aos 61 minutos, quando o marcador registava igualdade a zero, desequilibrou a balança a favor dos catalães. O lance suscitou os protestos merengues e José Mourinho acabou, também ele, por receber ordem de expulsão.

O Barcelona teve mais posse de bola na primeira parte e ameaçou o golo por David Villa e Xavi. O Real Madrid, sem capacidade para gizar lances de ataque, mostrou-se apenas nos instantes finais da primeira parte, com um disparo de longe de Cristiano Ronaldo.

A tensão latente no Bernabéu explodiu na saída das equipas para intervalo. Jogadores e elementos dos «bancos» das duas equipas envolveram-se em troca de agressões, redundando na expulsão de Pinto, guarda-redes suplente do Barcelona.

O Real Madrid entrou melhor na segunda parte. A jogar em casa, a equipa da capital assumiu o domínio do jogo e parecia decidida a lançar-se em busca do golo. A expulsão de Pepe, porém, deitou por terra as aspirações merengues... O internacional português, peça preponderante no meio-campo pela capacidade de estancar o virtuosismo catalão, viu o cartão vermelho directo num lance polémico com Daniel Alves. José Mourinho ficou atónito com a decisão de Wolfgang Stark, não resistiu a aplaudir a decisão do árbitro alemão e recebeu indicação para abandonar o «banco» do Real Madrid.

Foram dois rudes golpes que catapultaram o Barcelona para a vitória. Lionel Messi – quem mais? - puxou dos galões e decidiu o jogo com dois golos. O primeiro, depois de arrancada de Afellay pelo lado direito, servindo o holandês de bandeja o golo ao número 10 dos blaugrana. O segundo, na sequência de uma iniciativa individual pelo centro do terreno, que evidenciou o talento do argentino.

Vida difícil para o Real Madrid, que joga na próxima terça-feira em Camp Nou obrigado a inverter derrota por 0-2... sem Pepe, sem Sergio Ramos - viu o amarelo o espanhol - e, adivinha-se, sem José Mourinho. Ricardo Carvalho estará de regresso ao centro da defesa.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida e os comentários dos leitores.
21:35 - 27-04-2011