Penya Barcelonista de Lisboa

diumenge, de gener 17, 2010

Barcelona ganha, Real Madrid perde; diferença aumenta


Barcelona ganha, Real Madrid perde; diferença aumenta

O campeão e líder invicto FC Barcelona aumentou hoje para cinco pontos a vantagem sobre o Real Madrid, ao golear em casa o Sevilha (4-0) e beneficiar do desaire dos “merengues” em Bilbau (0-1), na 18.ª ronda.

Numa noite de glória para o argentino Lionel Messi, que apontou os últimos dois golos, aos 85 e 91 minutos, e atingiu e ultrapassou os 100 golos com a camisola do “Barça”, o conjunto catalão vingou a eliminação da Taça do Rei.

O Sevilha, que na última visita, para a Taça, tinha ganho por 2-1, ainda resistiu até aos 49 minutos, altura em que o francês Julien Escudé marcou na própria baliza, depois de uma jogada entre os centrais Marquez e Piqué.

Depois de muitas oportunidades perdidas, um passe genial de Xavi, aos 70 minutos, permitiu ao suplente Pedro Rodriguez sentenciar o encontro, que acabou em grande festa com o “bis” de Messi, agora com 14 tentos na prova.

Por seu lado, o Real Madrid começou praticamente a perder em San Mames, onde Fernando Llorente marcou logo aos três minutos, com um cabeceamento em plena pequena área, depois um canto marcado na esquerda.

Com muito tempo pela frente, o “onze” da capital tentou tudo para, pelo menos, levar algo de Bilbau, mas não conseguiu, apesar das muitas tentativas do português Cristiano Ronaldo, o mais rematador da equipa.

No outro encontro da ronda 18 hoje disputado, o Osasuna recebeu e bateu o Espanyol por 2-0, também com dois golos madrugadores, de Juanfran, aos sete minutos, e Walter Pandiani, aos nove.

Lionel Messi sela centenário face ao Sevilha

O avançado argentino Lionel Messi, melhor jogador mundial da actualidade, tornou-se este sábado, com apenas 22 anos, o 15.º futebolista a atingir os 100 golos em jogos oficiais com a camisola do FC Barcelona.

Em Nou Camp, em encontro da 18.ª jornada da Liga espanhola, face ao Sevilha (4-0), Messi selou o centenário e, ao “bisar” nos descontos, passou a somar 101, quatro anos, oito meses e 15 dias após a estreia a facturar, então com apenas 17 anos, 10 meses e sete dias.

A cumprir a sexta temporada na equipa principal, pela qual fez o primeiro jogo na inauguração do Estádio do Dragão - o FC Porto venceu por 2-0, a 16 de Novembro de 2003 -, o argentino precisou de 188 jogos oficiais para alcançar os 100 tentos e promete muitos mais.

Mesmo não sendo um ponta-de-lança, Messi pode ser considerado um goleador, como demonstra o facto de ter sido o melhor marcador da Liga dos Campeões a época passada e de, após 18 jornadas, liderar a tabela dos marcadores da Liga espanhola.

Os números do argentino têm vindo, aliás, em crescendo, do primeiro e único golo em 2004/2005 (entrou a dois minutos do final e, com um lindo chapéu, apontou o 2-0 face ao Albacete, para a Liga espanhola), em nove jogos, aos 38 da temporada transacta, em 51.

Pelo meio, Messi apontou oito golos em 2005/2006 (25 jogos), 17 em 2006/2007 (36) e 16 em 2007/2008 (40), sendo que na presente temporada já vai em 21 (27).

O pé esquerdo “materializou” a maioria dos 100 golos, sendo que o argentino apresenta, no entanto, tentos para “todos os gostos”, incluindo dois idênticos aos que celebrizaram Maradona no jogo com a Inglaterra, dos quartos-de-final do Mundial de 1986.

Em 2006/2007, Messi partiu do seu meio-campo e fintou todos os jogadores do Getafe, incluindo o guarda-redes, no triunfo do “Barça” por 5-2, a 18 de Abril, e, pouco depois, a 09 de Junho, marcou com a mão esquerda no “derby” com o Espanyol (2-2).

O argentino entra, para já, no “top 15” do FC Barcelona, mas poderá não demorar muito a chegar... ao terceiro lugar, que pertence ao brasileiro Rivaldo, com 130 golos: nos dois primeiros lugares seguem Laszlo Kubala, com 196, e Cesar Rodriguez Alvarez, com 235.


O Jogo.pt