Barcelona avança com processo judicial contra o “Le Monde”
Pela alegada ligação entre o clube e o médico Eufemiano Fuentes
Barcelona avança com processo judicial contra o “Le Monde”
09.12.2006 - PUBLICO.PT
O FC Barcelona anunciou hoje que vai avançar com um processo judicial contra o jornal francês “Le Monde”, após a publicação de informações que ligam o clube de futebol espanhol ao médico Eufemiano Fuentes, no centro de um escândalo de doping.
O FC Barcelona anunciou hoje que vai avançar com um processo judicial contra o jornal francês “Le Monde”, após a publicação de informações que ligam o clube de futebol espanhol ao médico Eufemiano Fuentes, no centro de um escândalo de doping.
“O FC Barcelona vai apresentar uma queixa nos tribunais contra o jornal ‘Le Monde’ e as pessoas directamente ou indirectamente responsáveis pela informação publicada na última quinta-feira sobre uma suposta prestação de serviços do doutor Eufemiano Fuentes”, afirma o clube em comunicado no seu site oficial.
O Barcelona exige ainda ao diário francês uma “rectificação do mesmo modo” da informação publicada anteontem, “sem que essa rectificação afecte a decisão de apresentar uma queixa judicial”.Anteontem, o “Le Monde”publicou um artigo a noticiar que o Barcelona, o Real Madrid, o Valência e o Bétis recorreram ao esquema de dopagem de Fuentes.
Com base "numa série de documentos confidenciais" - "os planos de preparação dos dois clubes redigidos à mão pelo doutor Fuentes, numa simples folha de papel A4" -, o jornal francês afirmou que Fuentes preparou para os quatro clubes citados planos de dopagem com anabolizantes, IGF-1 sintético (produto da transformação, pelo corpo, da hormona de crescimento), eritropoietina e transfusões sanguíneas.
Acompanhando o artigo principal, o “Le Monde” publicou uma entrevista a Fuentes, na qual o médico afirma que trabalhou "com clubes da primeira e da segunda divisões espanholas".
Além do Barcelona, também os outros três clubes visados na notícia Os negaram ter ligações com Fuentes e ameaçaram processar o jornal, tendo também o Bétis anunciado que vai t exercer o direito de resposta.
Médico acusado de doping nega ligação aos clubes espanhóis citados pelo Le Monde
Duarte Ladeiras
Imprensa de Espanha acusa franceses de perseguirem desporto espanhol
Eufemiano Fuentes, principal arguido da rede de doping desmantelada pela Guarda Civil espanhola na Operación Puerto, negou ter ligações com os quatro clubes - Barcelona, Real Madrid, Valência e Bétis - que, segundo o jornal Le Monde, recorreram aos seus serviços.
Inicialmente, o médico fez declarações ambíguas numa entrevista ao jornal francês, mas, após a polémica causada em Espanha, recuou.Anteontem, o Le Monde publicou um artigo noticiando que os quatro clubes citados recorreram ao esquema de dopagem de Fuentes.
Com base "numa série de documentos confidenciais" - "os planos de preparação dos dois clubes redigidos à mão pelo doutor Fuentes, numa simples folha de papel A4" -, o jornal francês afirmou que Fuentes preparou para os quatro clubes citados planos de dopagem com anabolizantes, IGF-1 sintético (produto da transformação, pelo corpo, da hormona de crescimento),eritropoietina e transfusões sanguíneas.Acompanhando o artigo principal, o Le Monde publicou uma entrevista a Fuentes, na qual o médico afirma que trabalhou "com clubes da primeira e da segunda divisões espanholas". Quando questionado se trabalhara com o Real Madrid e o Barcelona, disse: "Não posso respo
nder.
Fui ameaçado de morte. Disseram-me que se dissesse certas coisas, eu ou a minha família poderíamos ter graves problemas. Fui ameaçado três vezes. Não me vão ameaçar uma quarta vez".Após a polémica causada pelo artigo e as reacções dos clubes, Fuentes desmentiu o jornal gaulês. "Parecem-me demasiado graves as acusações. Independentemente de terem sido desmentidas ou não pelas equipas, desminto-as eu porque não há nada certo. Não dei, nem dou, nem darei nomes, nem de desportistas, nem de grupos desportivos, nem de equipas de futebol", afirmou à TVE.Os quatro clubes negaram ter ligações com Fuentes e ameaçaram processar o jornal gaulês (o Bétis vai também exercer o direito de resposta). E a imprensa espanhola reagiu ainda com mais violência: não investigou os dados publicados pelo Le Monde e alguns dos principais jornais, inclusive os conservadores ABC e El Mundo, acusam a imprensa francesa de perseguir o desporto espanhol, noticiando regularmente suspeitas de doping infundadas.O diário desportivo Marca, próximo do Real Madrid, reconhece, no principal artigo sobre a polémica, que o Le Monde é um "diário prestigiado" que acusou os quatro clubes espanhóis "sem provas, pelo menos até ao momento". No entanto, nos títulos e na capa escreve frases como "França atira a pedra e esconde as provas" ou "que demonstrem ou nos deixem em paz".
0 Comments:
Publica un comentari a l'entrada
<< Home