Penya Barcelonista de Lisboa

dimarts, de gener 27, 2009

Tridente de ouro vale 45 golos!


Tridente de ouro vale 45 golos!
Pedro Ribeiro. O Jogo online
A temporada corre de feição ao Barcelona, como atesta o facto de, à passagem da 20.ª jornada, ser o líder destacado, com mais 12 pontos (!) que o arqui-inimigo Real Madrid. E para a supremacia interna da equipa orientada por Pep Guardiola em muito contribui o trio composto por Messi, Henry e Eto'o. Um tridente que causa calafrios aos adversários da Liga e que ameaça fixar novos recordes internos, caso mantenha a veia goleadora até agora evidenciada.
Decorridas que estão 20 jornadas, o Barcelona soma 63 golos marcados - marca inigualável nos principais campeonatos da Europa -, com a "agravante" de o trio de avançados ser responsável directo por "apenas" 45 dos obtidos.


Números que superam, inclusivamente, o total de golos realizados pelos dois principais emblemas de Madrid: o Atlético tem o segundo melhor ataque da Liga, com 43 golos; o Real surge logo a seguir, com 42.


E, no início da época, poucos seriam aqueles que apostariam numa carreira até agora "demolidora". Nem o próprio Guardiola por certo esperaria tanto acerto, principalmente tendo em conta que Eto'o esteve com um pé fora de Camp Nou antes do arranque da época.


O internacional camaronês figurava na lista de dispensas por ter sido apontado como um dos principais desestabilizadores do balneário. Porém, ao contrário de Ronaldinho, Eto'o permaneceu... e os adeptos blaugrana já o perdoaram. Com 19 golos marcados (quase um golo por jogo...), Eto'o é um dos principais responsáveis pelo estado de graça que os blaugrana vivem, superando já o registo alcançado ao longo da última época na Liga: 16 golos.
O internacional camaronês reparte as atenções com Messi, o menino querido dos adeptos culé cujas constantes arrancadas para a área dos adversários já lhe valeram 14 golos (apontou 12 na última Liga). A continuar assim, o astro argentino ameaça suceder a Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do Mundo. A finalizar, Henry parece rejuvenescido, pois, nos jogos realizados, marcou os mesmos 12 golos que no ano passado... mas em 30 jornadas.


E as contas do trio só não são melhores ainda porque o Barcelona viu 17 dos seus remates na Liga serem devolvidos pelos ferros das balizas adversárias...
Espanha 20 jornadas
Melhor ataque: Barcelona 63 golos
Melhor marcador: Eto'o 19 golos
Portugal 15 jornadas
Melhor ataque: FC Porto 26 golos
Melhor marcador: Nené (Nacional) 10 golos
Itália 20 jornadas
Melhor ataque: Milan 35 golos
Melhor marcador: Di Vaio (Bolonha) 15 golos
Inglaterra 22 jornadas
Melhor ataque: Chelsea 42 golos
Melhor marcador: Anelka (Chelsea) 14 golos
Alemanha 17 jornadas
Melhor ataque: Hoffenheim 42 golos
Melhor marcador: Ibisevic (Hoffenheim) 18 golos
França 21 jornadas
Melhor ataque: Bordéus e Marselha 37 golos
Melhor marcador: Gignac (Toulouse) 13 golos
Holanda 19 jornadas
Melhor ataque: Ajax 45 golos
Melhor marcador: El Hamdaoui (AZ Alkmaar) 15 golos