Penya Barcelonista de Lisboa

dimarts, de gener 27, 2009

Messi: Preço certo em euros (254.000.000)


Messi: Preço certo em euros (254.000.000)

BARÇA FAZ CONTAS EM ANO DE ELEIÇÕES... NO REAL MADRID

Os adeptos do Barcelona podem dormir descansados: para algum candidato do Real Madrid (que vai a eleições no verão) tirar Messi do Nou Camp será preciso levar a cabo uma complexa operação financeira como o mundo do futebol nunca conheceu.

Tudo começa na cláusula de rescisão que existe e que, caso seja acionada, obriga ao pagamento de 150 milhões de euros ao Barça, detentor dos direitos desportivos do craque argentino.

A partir daqui, porém, é preciso começar a fazer outras contas, como por exemplo acrescentar 24 milhões correspondentes a 16% de IVA. Ou seja, no caso de Messi alcançar um acordo com outro clube, o interessado já teria que ter um cheque disponível de 174 milhões.

Era essa verba que o próprio atleta – ou um seu representante autorizado para o efeito – teria que depositar na sede da Liga de Futebol Profissional (LFP), como o Regulamento de Transferências determina. Dados estes passos, chegaria então a vez de acertar contas com as Finanças Públicas e regularizar o “Imposto de Renda de Pessoa Física: 46% sobre o valor depositado na LFP, o que (e)levaria a operação para 254 milhões.

Todos os detalhes sobre a “tentação Messi” dominaram ontem a imprensa especializada em Espanha, reagindo rapidamente à notícia inicial do “Mundo Deportivo”, que refere ainda que o jogador nunca aceitaria um salário anual inferior a 15 milhões de euros/ano livres de impostos.