Penya Barcelonista de Lisboa

dilluns, de juny 30, 2008

O que diz a imprensa sobre a vitória espanhola


O que diz a imprensa sobre a vitória espanhola
30.06.2008 - PÚBLICO

"A glória para a melhor" ("El País", Espanha): "Espanha não só reconquistou um título 44 anos depois, como o fez com grandeza, de maneira deslumbrante do princípio ao fim do torneio, conseguindo despertar a admiração unânime. Inclusive, a de Michel Platini, que devolveu a Casillas a taça que devia desde Arconada. Foi uma grande Espanha, a melhor da história, num grande Euro, o que valoriza ainda mais a meta alcançada".


"A história muda de rumo" ("L'Équipe", França): "Ela que viveu 44 anos de azares de todo o tipo, muitas vezes incompreensíveis, possui uma cultura de resultados. Impor um resultado à 'italiana'' à equipa mais competitiva da Europa, diz tudo do seu novo 'savoir-faire'. Porque controlou melhor os nervos que anteriormente, porque a sua vontade de vencer aumentou progressivamente, porque defendeu bem e conservou a sua qualidade técnica e porque foi simplesmente a melhor equipa do Euro".


"O triunfo dos artistas" ("Spiegel", Alemanha): "Foi uma final dramática - e uma vitória merecida. Os homens de Löw lutaram, mas raramente conseguiram criar perigo. Mas estamos orgulhosos, apesar da derrota. Quem pensaria que chegaríamos tão longe? Contudo, fizemos mais do que muitas outras potências do futebol. França, Itália, Holanda - todas foram eliminadas mais cedo. E não esqueçamos a Inglaterra, que nem sequer se qualificou".


"Torres dá o toque final para tornar os espanhóis reis da Europa" ("The Guardian", Reino Unido): "A Espanha conseguiu o seu primeiro troféu em 44 anos e a glória é ainda maior por terem superado um adversário desta dimensão. Numa final do Europeu tensa e, às vezes, abrasiva, a Alemanha foi muito esforçada mas nunca conseguiu eliminar o fosso existente para a Espanha. Foi um alívio e uma alegria para os espanhóis tendo em conta o adversário".