Penya Barcelonista de Lisboa

diumenge, de desembre 30, 2007

O jogador do povo


Numa iniciativa integrada nas comemorações do Jubileu da UEFA, foi pedido a cada federação nacional que nomeasse o mais extraordinário jogador do seu país nos últimos 50 anos. No mais recente de uma série de artigos que dão conta do Jogador de Ouro escolhido pelos países que se apuraram para o UEFA EURO 2008™, o uefa.com relembra a carreira do holandês Johan Cruyff.

Juntamente com Rembrandt e Vincent van Gogh, ele é o mais famoso holandês de sempre. Um estudo demonstrou que mais de dois biliões de pessoas sabiam quem era Johan Cruyff, um génio do "país das tulipas" que nasceu em Amesterdão, a 25 de Abril de 1947. Adorado por muitosUm fenómeno como jogador, treinador e ser humano. O futebol foi sempre a sua vida, desde os primeiros anos ao serviço do AFC Ajax e da selecção holandesa até aos triunfos alcançados no Barcelona. Um homem adorado por muitos e frequentemente mal-entendido devido à sua forma inimitável de pensar e agir.Favorito dos adeptosMas a sua atitude permitiu-lhe ficar sempre perto dos adeptos. As pessoas que idolatravam Cruyff nunca o deixaram ficar mal porque sabiam que Hendrik Johannes Cruyff, no exercício da sua grande paixão, sempre teve em mente os seus adeptos. EntretenimentoComo jogador e treinador, Cruyff teve sempre como grande prioridade proporcionar um grande espectáculo. Contudo, apesar de uma atitude polémica que fez com que muitos especialistas abanassem as suas cabeças, Johan Cruyff insistia que ele sabia exactamente o que estava a fazer. "Onde quer que eu jogasse ou trabalhasse, queria que as pessoas falassem e pensassem sobre futebol", referiu Cruyff.'Falar sobre futebol'"Foi por isso que eu dei não apenas ao clubes mas também aos adeptos uma história que possa ser sempre pensada e falada. Não interessa se era de forma negativa ou positiva, mas a verdade é que as pessoas estavam a falar de futebol e como ele devia ser jogado. O assunto mais falado era o futebol e eu posso pensar em alternativas menos interessantes".
Sistema com três avançadosMais do que qualquer outra coisa, Cruyff esteve sempre concentrado em marcar golos. Enquanto o futebol internacional se tornava cada vez mais defensivo, Cruyff perspectivava um sistema com três avançados, um esquema envolvendo dois autênticos extremos, o qual prendia os adversários ao seu meio-campo. A chave desta ideia é o posionamento táctico que requere o máximo de concentração e habilidade, baseado em triângulos e orientado pela ideia de que o terceiro homem ofensivo decide o que é possível. Um aspecto crucial neste estilo de jogo é assegurar que o esférico esteja continuamente em movimento. Resultados espectaculares Os críticos acusavam Cruyff de permitir que as suas equipas cometessem o suicídio, mas os jogadores, depois de um tempo de adaptação, começaram a apreciar a sua visão de mestre porque o audacioso estilo atacante produziu sempre resultados espectaculares. Cruyff conquistou o mesmo troféu ao serviço do Barcelona, conduzindo o orgulhoso clube catalão à sua primeira vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Fundação Cruyff

Depois de todos os seus triunfos como jogador e treinador, a vida de Cruyff modificou-se quando foram inauguradas a Fundação Johan Cruyff e a Universidade Johan Cruyff, que possui escritórios e escolas na Holanda e em Espanha. A universidade criou um sistema escolar concebido para os desportistas que queriam estudar durante as suas carreiras. Melhorar as vidasEm relação à fundação, ele adoptou aproximadamente 100 projectos em todo o Mundo, destinados a ajudar crianças pobres e deficientes, tendo utilizado o futebol como meio para melhorar as suas vidas. Por exemplo, através dos campos especiais Cruyff, ele não só possibilita às crianças a oportunidade de jogar como também promove o futebol de rua.
Os benefícios do futebol"Jogar nas ruas continua a ser a forma mais pura de praticar futebol", afirmou o mestre holandês, actualmente com 57 anos de idade. "Através dos campos Cruyff, eu espero trazer felicidade às crianças e ao mesmo tempo promover as melhores coisas que o futebol pode proporcionar ao corpo e à vida, tal como fez comigo".
©uefa.com 1998-2007. Todos os direitos reservados.