Penya Barcelonista de Lisboa

dilluns, de novembre 20, 2006

Levski com tarefa pesada


Levski com tarefa pesada

Para o PFC Levski Sofia, o interesse na UEFA Champions League vai terminar com o jogo em casa, frente ao FC Barcelona, a menos que protagonize uma das grandes surpresas da competição e vença o detentor do troféu. Só a vitória interessa aos búlgaros, que, com outro resultado, ficarão no quarto lugar do grupo, ao passo que os visitantes têm de ganhar para não perderem a corrida à liderança do Grupo A.

Ameaça de eliminação é real• Um empate ou uma derrota dos espanhóis, e uma vitória do Werder Bremen sobre o Chelsea FC no outro jogo do grupo, deixaria o Barça com o triste registo de ser o primeiro campeão em título a não conseguir passar a fase de grupos desde que teve início a UEFA Champions League. Os catalães não vencem desde a primeira jornada, quando bateram o Levski, tendo perdido (1-0) fora e empatado (2-2) em casa com o Chelsea, depois da igualdade (1-1) registada em Bremen.

• Se a caminhada em prova terminar depois do último jogo em casa, em Sófia, ao Levski resta a desculpa de, como primeira equipa a participar na fase de grupos da principal competição europeia de clubes, ter tido pouca sorte no que respeita ao sorteio.

• A campanha começou com um jogo fora de portas, frente ao Barça, que culminou numa derrota, por 5-0. Ao intervalo, a equipa de Frank Rijkaard já vencia por dois golos, graças a Andrés Iniesta e Ludovic Giuly, tendo o fecho da contagem ficado a cargo do capitão Carles Puyol, de Samuel Eto'o e de Ronaldinho. Seguiu-se mais uma derrota, por 3-1, desta feita em casa, com o Chelsea, antes de perder fora, por 2-0, e em casa (3-0) com o Bremen.

Encontro anterior• O Levski pode ter como ponto de partida e fonte de inspiração o único embate anterior com o Barcelona, em Sófia. Foi nos quartos-de-final da Taça UEFA de 1975/76, quando venceu, em casa, por 5-4. Entre os autores dos golos do Barça esteve Johan Neeskens, agora adjunto no Camp Nou. No entanto, o resultado não foi suficiente para anular a vantagem de 4-0 que o Barcelona trouxe da primeira mão.

• Os campeões búlgaros alcançaram, ainda, outra vitória em Sófia diante de um adversário espanhol. Tal aconteceu nos quartos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças de 1976/77, quando levaram a melhor sobre o Club Atlético de Madrid, por 2-1.

• O Levski perdeu os três últimos jogos disputados no Estádio Georgi Asparuhov ante oposição espanhola, sendo que a equipa da casa não assinou qualquer golo nessas três partidas.
Sófia tradicionalmente difícil• Em quatro visitas à Bulgária, o Barcelona conseguiu vencer apenas uma vez. À derrota com o Levski, seguiu-se, seis anos mais tarde, outra, por 1-0, na primeira eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças, frente ao PFC Botev Plovdiv.
• Nas outras duas ocasiões, o conjunto espanhol encontrou pelo caminho o grande rival do Levski, o PFC CSKA Sofia. O Barcelona empatou a duas bolas na pré-elimiantória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1959/60. Trinta anos mais tarde, quando voltaram a defrontar-se, foi nas meias-finais da Taça dos Vencedores das Taças. O Barcelona ganhou na Bulgária, por 2-1, levando a melhor no conjunto das duas mãos, por 6-3, tendo o golo de honra do CSKA ficado a cargo de Hristo Stoitchkov.

• Stoitchkov, indiscutivelmente o melhor jogador búlgaro de todos os tempos e actual seleccionador da Bulgária, vai acompanhar a visita do Barcelona a Sófia com especial interesse. Esteve vários anos em Camp Nou, entre 1990-1995 e 1996-1998, tendo vencido a Taça dos Campeões Europeus em 1991/92.

©uefa.com 1998-2006. Todos os direitos reservados.